Dúvidas Bíblicas - Lucas

Por que Lucas diz que o recenseamento ocorreu durante o governo de Quirino, se ele não foi governador até o ano 6 d.C.?

Por que Lucas diz que o recenseamento ocorreu durante o governo de Quirino, se ele não foi governador até o ano 6 d.C.?
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

REFERÊNCIA: Lucas 2.2

Receba Estudos no Celular!

PROBLEMA: Lucas afirma que o alistamento decretado por Augusto foi o primeiro realizado quando Quirino era o governador da Síria. Entretanto, Quirino só assumiu o cargo depois da morte de Herodes, por volta de 6 d.C. Trata-se então de um erro no registro histórico de Lucas?

SOLUÇÃO: Lucas não cometeu erro algum. Há soluções bastante razoáveis para essa dificuldade.

Primeiro, Quintílio Varo foi o governador da Síria de por volta de 7 a.C. a 4 a.C. Varo não era um líder que inspirava confiança, o que foi desastrosamente demonstrado no ano 9 d.C., quando perdeu três legiões de soldados na floresta de Teutoburgo, na Alemanha. Ao contrário dele, Quirino era um notável líder militar, que tinha sido o responsável por arrasar a rebelião dos homonadensianos na Ásia Menor. Quando chegou o tempo de começar o recenseamento, de 8 ou 7 a.C., Augusto encarregou Quirino de resolver o delicado problema existente na área volátil da Palestina, passando por cima da autoridade e do governo de Varo ao destacar Quirino para uma posição com autoridade especial naquela questão. Tem sido proposto também que Quirino foi governador da Síria em duas ocasiões diferentes, uma enquanto perpetrava a ação militar contra os homonadensianos, entre 12 e 2 a.C., e outra começando em cerca de 6 d.C. A interpretação de uma inscrição latina descoberta em 1764 referiu-se a Quirino servindo como governador da Síria em duas ocasiões.

É possível ainda que Lucas 2.2 possa ser traduzido assim: “Este recenseamento foi feito antes de Quirino ser o governador da Síria”. Nesse caso, a palavra grega traduzida como “primeiro” (protos) é traduzida como um comparativo, “antes”. Devido à estranha construção da frase, essa não é uma versão improvável.

Independentemente de qual das soluções tenha sido aceita, não é necessário concluir que Lucas tenha cometido um erro nos registros que fez dos eventos históricos ocorridos na época do nascimento de Jesus. Lucas demonstrou ser um historiador de confiança, mesmo nos detalhes. Sir William Ramsay mostrou que, ao fazer referência a 32 países, 54 cidades e 9 ilhas, Lucas não cometeu nenhum erro!

Fonte: Bíblia de Estudo – Perguntas & Repostas

Divulgação: Eis-me Aqui!

Hotel em Promoção - Caraguatatuba