Dúvidas Bíblicas - Lucas

Os cristãos devem cultuar Maria?

Os cristãos devem cultuar Maria?
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

REFERÊNCIA: Lucas 1.42

Receba Estudos no Celular!

PROBLEMA: Isabel, possuída do Espírito Santo, disse a Maria: “Bendita és tu entre as mulheres” (Lc 1.28). Embora a forma mais elevada de adoração seja reservada a Deus apenas (latria), os católicos romanos creem que Maria deve ser venerada num sentido inferior (hiperdulia) como a mais favorecida de todas as outras criaturas, já que ela é a “Mãe de Deus” e “Rainha dos Céus”. Por que os evangélicos não dão a Maria o que lhe é devido?

SOLUÇÃO: Os evangélicos de fato honram a Maria como a abençoada “mãe do [nosso] Senhor” (Lc 1.43). Mas, por muitas razões, cremos ser idolatria venerar Maria. Primeiro, Maria era um ser humano, não Deus. A Bíblia nos dá o mandamento: “Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto” (Mt 4.10).

Segundo, Maria confessou que ela era uma pecadora e que necessitava de um Salvador, tal como qualquer outra pessoa. Ela disse: “A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador” (veja os comentários de Lc 1.46).

Terceiro, Isabel não afirmou que Maria era abençoada mais do que todas as mulheres, mas simplesmente entre todas as mulheres. Ela declarou apenas: “Bendita és tu entre as mulheres” (Lc: 1.28). Na prática, muitos católicos têm exaltado Maria acima de todas as mulheres, virtualmente no lugar de Deus.

Quarto, a mariolatria cresceu na Igreja Católica Romana durante a Idade Média, acrescentando a ela títulos tais como “Corredentora” e “Rainha dos Céus”. Entretanto, isso evidencia uma influência pagã sobre o cristianismo, nos moldes da deusa babilônia que tinha precisamente esse mesmo nome: “Rainha dos Céus” (Jr 7.18; 44.17-19,25).

Fonte: Bíblia de Estudo – Perguntas & Repostas

Divulgação: Eis-me Aqui!

Hotel em Promoção - Caraguatatuba