Dúvidas Bíblicas - Efésios

Jesus desceu até o inferno?

Jesus desceu até o inferno?
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REFERÊNCIA: Efésios 4.9

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PROBLEMA: Paulo declara que Jesus desceu “até as regiões inferiores da terra”, e o Credo dos Apóstolos declara que, depois de ter sido morto, Jesus “desceu ao inferno”. Entretanto, quando Cristo estava morrendo, entregou seu espírito nas mãos do Pai (Lc 23.46) e disse ao ladrão que este estaria com ele no “paraíso” (Lc 23.43), ou seja, no “terceiro céu” (2ª Co 12.2,4). Para onde Jesus foi então: para o céu ou para o inferno?

SOLUÇÃO: Há duas posições a respeito do lugar para onde Jesus foi durante os três dias em que seu corpo permaneceu no túmulo, antes da ressurreição: uns defendem que ele foi para o Hades e outros, que foi para o céu.

Para o Hades. Os partidários dessa posição afirmam que o espírito de Cristo foi ao mundo espiritual, enquanto seu corpo permanecia no túmulo. Creem que Jesus “pregou aos espíritos em prisão” (1ª Pe 3.19), que estavam num lugar de cativeiro s temporário, aguardando sua chegada para “levar cativo o cativeiro”, isto é, levá-los para o céu. De acordo com essa posição, havia dois compartimentos no Hades (ou sheol), um para os salvos e outro para os perdidos. Eles estavam separados por um grande abismo” (Lc 16.26), que ninguém podia ultrapassar. A seção dos salvos era chamada de “o seio de Abraão” (Lc 16.23). Quando Cristo, “sendo ele as primícias” da ressurreição (1ª Co 15.20), ascendeu, ele levou esses santos do AT consigo pela primeira vez.

Para o céu. Esse parecer sustenta que a alma dos crentes do AT foi diretamente para o céu no momento de sua morte. Em favor disso tem-se os seguintes argumentos.

Primeiro, Jesus afirmou que seu espírito estava indo diretamente para o céu, quando disse: “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito!” (Lc 23.46).

Segundo, Jesus prometeu ao ladrão na cruz: “Hoje estarás comigo no paraíso” (Lc 23.43); mas “paraíso” é definido como “o terceiro céu” em 2ª Coríntios 12.2,4.

Terceiro, quando os santos do AT deixaram esta vida, foram diretamente para o céu. Deus tomou Enoque para si (Gn 5.24; cf. Hb 11.5), e Elias foi tomado “ao céu” quando partiu (2ª Rs 2.1).

Quarto, “o seio de Abraão” (Lc 16.23) é uma descrição do céu. Em nenhum ponto ele é descrito como o inferno. É o lugar para onde Abraão foi, que é o “reino dos céus” (Mt 8.11).

Quinto, antes da cruz, quando os santos do AT apareciam, era do céu que vinham, como aconteceu com Moisés e Elias no monte da transfiguração (Mt 17.3).

Sexto, os santos do AT tiveram de esperar a ressurreição de Cristo para que seus corpos fossem ressuscitados (1ª Co 15.20; cf. Mt 27.53), mas suas almas foram diretamente para o céu. Cristo foi o Cordeiro morto “desde a fundação do mundo” (Ap 13.8), e eles para lá foram pelos méritos que Deus sabia que Cristo cumpriria.

Sétimo, a expressão “até as regiões inferiores da terra” não é uma referência ao inferno, mas ao túmulo. Até mesmo o ventre de uma mulher é descrito como “profundezas da terra” (Sl 139.15). Essa expressão significa simplesmente covas, túmulos, lugares fechados na terra, em oposição a partes altas, como montanhas. Além disso, o inferno não se localiza nas partes mais baixas da terra, mas “debaixo da terra” (Fp 2.10)

Oitavo, a frase “desceu ao inferno” não constava do Credo Apostólico primitivo. Ela foi acrescentada somente no século 4 d.C. Além disso, um credo como tal não é inspirado, mas apenas uma confissão humana de fé.

Nono, os “espíritos em prisão” não eram salvos, mas seres perdidos. Na verdade, essa pode ser uma referência a anjos, não a seres humanos (veja os comentários de 1ª Pe 3.19).

Finalmente, quando Cristo “levou cativo o cativeiro”, não estava levando amigos para o céu, mas trazendo inimigos a uma prisão. É uma referência a sua vitória sobre as forças do inimigo. Os cristãos não são “cativos” no céu. Não somos forçados a ir para lá contra nossa própria e livre escolha (cf. Mt 23.37; 2ª Pe 3.9).

Fonte: Bíblia de Estudo – Perguntas & Repostas

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