Dúvidas Bíblicas - Deuteronômio

Como pôde Moisés ter escrito essas palavras, se os críticos bíblicos declaram que esse livro foi escrito muitos séculos depois?

Como pôde Moisés ter escrito essas palavras, se os críticos bíblicos declaram que esse livro foi escrito muitos séculos depois?
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

REFERÊNCIA: Deuteronômio 1.1

Receba Estudos no Celular!

PROBLEMA: De acordo com esse versículo, “São estas as palavras que Moisés falou” (Dt 1.1). Entretanto, muitos críticos afirmam que Deuteronômio foi escrito no terceiro século a.C., muito tempo após a época de Moisés.

SOLUÇÃO: Há muitos argumentos em apoio à afirmação de que foi mesmo Moisés quem escreveu o livro de Deuteronômio.

Primeiro, repetidas vezes esse livro afirma que “são estas as palavras que Moisés falou”, ou frase equivalente (1.1; 4.44; 29.1). Negar isso é dizer que o livro todo é uma fraude.

Segundo, Josué, o sucessor imediato de Moisés, atribuiu-lhe o livro de Deuteronômio quando escreveu a exortação que recebera de Deus para “fazer segundo toda a lei que […] Moisés […] ordenou” (Is 1.7).

Terceiro, o restante do AT atribui Deuteronômio a Moisés (cf. Jz 3.4; 1Rs 2.3; 2Rs 14.6; Ed 3.2; Ne 1.7; SI 103.7; Dn 9.11; MI 4.4).

Quarto, Deuteronômio é o livro da lei mais citado no NT, frequentemente com palavras do tipo “disse, na verdade, Moisés” (At 3.22), “já Moisés dissera” (Rm 10.19) ou “na lei de Moisés está escrito” (1Co 9.9).

Quinto, ao resistir ao diabo (Mt 4.7,10), nosso Senhor citou o livro de Deuteronômio (6.13,16) como a autoridade da Palavra de Deus. Também Cristo atribuiu a sua autoria a Moisés, ao afirmar: “Moisés disse” (Mc 7.10), ou quando não contestou as palavras dos saduceus, que disseram: “Moisés nos deixou escrito…” (Lc 20.28).

Sexto, os detalhes geográficos e históricos do livro demonstram um conhecimento de primeira mão, que ninguém mais teria como Moisés.

Sétimo, estudos aprofundados da forma e do conteúdo de alianças do Oriente Próximo in!’ dicam que Deuteronômio é da época de Moisés (Meredith KLINE, Treaty of the Great King, Grand Rapids: Eerdmans, 1963).

Além de tudo isso, as aparentes referências dentro do livro a um período posterior são facilmente explicadas (veja os comentários de Dt 2.10-12). Obviamente, o último capítulo de Deuteronômio, que se refere à morte de Moisés (cap. 34), provavelmente foi escrito por seu sucessor Josué, conforme o costume da época.

Fonte: Bíblia de Estudo – Perguntas & Repostas

Divulgação: Eis-me Aqui!

Hotel em Promoção - Caraguatatuba