Dúvidas Bíblicas - Daniel

O livro de Daniel não foi de fato escrito posteriormente ao ano 170 a.C.?

Profeta Daniel
Hotel em Promoção - Caraguatatuba
Faça Sua Parte - Compartilhe!

REFERÊNCIA: Daniel 1.1a

PROBLEMA: Daniel contém uma quantidade incrível de detalhes concernentes aos reinos gentílicos, partindo de Nabucodonosor, por volta de 605 a.C., até o império romano, cujo domínio se iniciou próximo de 241 a.C. e que, sob o comando do general romano Pompeu, conquistou a Terra Prometida em 63 a.C. Entretanto, eruditos conservadores têm mantido a posição de que esse livro foi escrito por Daniel no século 6 a.C. Como Daniel poderia ter descrito todos esses dados tão precisos de acontecimentos do futuro?

SOLUÇÃO: O livro de Daniel contém profecias sobrenaturais que partiram do tempo de Daniel e estenderam-se centenas de anos à frente (Dn 2.7). Daniel 11 apresenta uma amplitude de detalhadas profecias que vão desde o reinado de Ciro, o Grande, ao reinado do anticristo, do milênio, e até ao fim dos tempos e à eternidade. O registro do movimento de nações e de eventos é tão preciso que soa como se fosse um relato de fatos históricos do passado, narrados por uma testemunha ocular. Entretanto, os eruditos conservadores fixam para o livro de Daniel uma data anterior a todos esses eventos. O próprio livro reivindica ser uma previsão profética (cf. 9.24ss).

Receba Estudos no Celular!

Para evitar a conclusão de que a profecia de Daniel foi decorrente de uma revelação sobrenatural dada por Deus, eruditos da atualidade propuseram uma série de explicações, incluindo uma datação posterior. Entretanto, a precisão histórica do registro feito por Daniel confirma ter sido uma obra do século 6 a.C., e a melhor conclusão é a de que o livro é uma revelação de Deus sobre eventos históricos que para o profeta estavam no futuro. Para nós, muitos deles ainda hoje estão no futuro.

Fonte: Bíblia de Estudo – Perguntas & Repostas

Divulgação: Eis-me Aqui!

Hotel em Promoção - Caraguatatuba