Dúvidas Bíblicas - Daniel

A data da invasão de Nabucodonosor está em contradição com a que é citada em Jeremias 46.2?

A data da invasão de Nabucodonosor está em contradição com a que é citada em Jeremias 46.2?
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

REFERÊNCIA: Damiel 1.1b

Receba Estudos no Celular!

PROBLEMA: O livro de Daniel, em seu início, menciona que a invasão de Nabucodonosor ocorreu no terceiro ano do reinado de Jeoaquim, rei de Judá. Entretanto, segundo Jeremias 46.2, a invasão de Nabucodonosor aconteceu no quarto ano do reinado de Jeoaquim de Judá. Qual é a data correta?

SOLUÇÃO: Ambas as afirmações estão certas. A diferença é decorrente de haver dois sistemas de calendários, e cada profeta usou um. Daniel empregou o calendário Tishri (por volta de outubro), que era o primeiro mês do ano no calendário hebraico. Jeremias, cuja profecia era referente à iminente invasão dos exércitos assírios, empregou o calendário dos assírios, que destacava Nisan (por volta de abril) como o primeiro mês do ano.

Jeoaquim assumiu o trono no mês de Tishri em 609 a.C. O reconhecimento oficial do primeiro ano de um rei começa no primeiro dia do ano novo, 1o de Tishri. Como Jeoaquim tornou-se rei de Judá vários dias após o primeiro dia do ano novo, oficialmente seu primeiro ano de reinado só foi reconhecido no primeiro dia do ano seguinte. Para Daniel, isso significava que o primeiro ano oficial de Jeoaquim somente teve início em 1o de Tishri, quase um ano depois. Para Jeremias, o primeiro ano de Jeoaquim começou oficialmente cerca de seis meses depois, em 1o de Nisan.

A invasão de Nabucodonosor aconteceu no verão de 605 a.C., entre os meses de Nisan e Tishri. Isso significa que, de acordo com a contagem de Daniel, oficialmente era ainda o terceiro ano do reinado de Jeoaquim; mas, segundo a contagem de Jeremias, já era seu quarto ano como rei de Judá. Portanto, não há contradição alguma entre os dois relatos.

Fonte: Bíblia de Estudo – Perguntas & Repostas

Divulgação: Eis-me Aqui!

Hotel em Promoção - Caraguatatuba