Dúvidas Bíblicas - 2ª João Teologia Sob Medida

Porque esse versículo solicita que não recebamos certas pessoas, se Jesus nos ordenou que amássemos nossos inimigos?

Porque esse versículo solicita que não recebamos certas pessoas, se Jesus nos ordenou que amássemos nossos inimigos?
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Referência: 2ª João 1.10

Receba Estudos no Celular!

Problema: De acordo com Jesus, compete-nos amar nossos inimigos, abençoar aqueles que nos amaldiçoam e fazer o bem àqueles que nos odeiam. Entretanto, de acordo com o João, não devemos receber em nossa casa, nem dar boas-vindas, a quem vem até nós e não creia que Cristo veio em carne. Como é que devemos agir?

Solução: Temos de seguir essas duas instruções. A aparente divergência entre essas diretrizes surge do fato de que elas se referem a duas situações totalmente diferentes.

Na passagem de Mateus, Jesus está contrastando o seu ensino com o dos fariseus. O princípio de vida do amor deveria ser o princípio que nos guia. Embora muito sejam inimigos de Deus, ele ainda permite que a chuva caia sobre suas plantações, e que o sol brilhe sobre elas. Deus tratar o ímpio com um amor bondoso, embora não deixe de considerar suas piedades.

Como Paulo destaca em romanos, a bondade de Deus não é um sinal de sua aprovação para com os dados do ímpio. Antes, a bondade de Deus tem o propósito de conduzi-lo ao arrependimento.

A passagem em 2ª João não está falando de alguém que simplesmente venha nos visitar, mas refere-se aos falsos mestres, que são enganadores e que vem para apresentar suas doutrinas.

Em primeiro lugar, João está instruindo as pessoas da igreja local a não darem hospedagem àquelas pessoas, porque isso implicaria que a igreja estivesse aceitando ou aprovando seu ensino. Os membros da igreja local foram orientados a nem mesmo darem um cumprimento cristão a elas, para que isso não fosse mal interpretado como uma atitude de tolerância para com suas falsas doutrinas.

De forma alguma isso foi um mandamento para não amar o inimigo. De fato, a obediência às diretrizes dadas por João seria o ator supremo de amor por um inimigo. A clara demonstração de intolerância para com falsa doutrina seria um meio de comunicar aos falsos mestres a necessidade de se arrependerem. De forma contrária, se a igreja ou seus membros dessem acolhida a um falso mestre, ele seria encorajado em sua posição e consideraria tal atitude uma aceitação de sua doutrina ou o acobertamento de toda a sua justiça.

Segundo, temos que lembrar que, na igreja primitiva, os ministérios de evangelização e pastoral eram conduzidos primariamente por pessoas que viajavam de lugar para lugar. Esses pastores itinerantes dependiam da hospitalidade dos membros de cada congregação local. João estava determinando que a igreja não entendesse tal hospitalidade a mestres de falsas doutrinas. Isso não contradiz o ensino de Jesus.

Temos de amar nossos inimigos, mas não encorajá-los em seus atos malignos. Temos de fazer o bem aos que nos odeiam, mas não temos de fechar os olhos diante de sua impiedade. Jesus disse que devemos agir como filhos de nosso Pai. Naquele mesmo sermão do Monte, Jesus prosseguiu advertindo seus discípulos a terem todo cuidado a respeito dos falsos profetas, “que se vocês apresentam disfarçados e em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores . João deu uma aplicação prática dessa advertência, assim encorajando a igreja local a manter sua pureza e devoção a Cristo.

Fonte: Bíblia de Estudo – Perguntas & Repostas
Divulgação: Eismeaqui.com.br

Divulgação: Eis-me Aqui!

Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.