Cidadania e Política Últimas Notícias

Médium espírita louvado por Oprah Winfrey torna-se caso de polícia enquanto mais de 500 mulheres, até o momento, relatam que foram vítimas de seus abusos sexuais

Médium espírita louvado por Oprah Winfrey torna-se caso de polícia enquanto mais de 500 mulheres, até o momento, relatam que foram vítimas de seus abusos sexuais
Hotel em Promoção - Caraguatatuba
Faça Sua Parte - Compartilhe!

Julio Severo

Um médium espírita famoso que se tornou uma sensação internacional em 2012 quando Oprah Winfrey o entrevistou para seu programa de entrevistas Super Soul Sunday está preso, depois que mais de 500 mulheres o denunciaram ao Ministério Público, acusando-o de violência sexual. Mulheres, adolescentes e até crianças — inclusive sua própria filha — estão entre as alegadas vítimas do médium. Ex-pacientes de todo o Brasil, bem como dos EUA, Alemanha, Holanda e Austrália estão entrando em contato com as autoridades.

Acusações contra Faria vieram à tona na semana passada, quando várias mulheres apareceram em um programa da Rede Globo, alegando que ele abusou sexualmente delas. Desde o programa, o número de vítimas vem disparando dia após dia.A Embaixada dos EUA no Brasil publicou um alerta orientando as pessoas a entrar em contato com as autoridades brasileiras se elas sofreram abusos nas mãos de João Teixeira de Faria, 76.

Receba Estudos no Celular!

Na esteira do escândalo sexual, promotores públicos também estão investigando como as contas bancárias dele acumularam quantias extraordinárias de milhões de reais.

Faria havia trabalhado como médium espírita nas últimas quatro décadas no Brasil sob o apelido de “João de Deus.” Ele ficou famoso por conduzir “cirurgias psíquicas” que, segundo ele, podiam curar doenças, inclusive o câncer.

As mulheres que o acusam incluem a filha adulta de Faria, Dalva Teixeira, que disse que, sob o pretexto de tratamentos místicos, ele abusou dela e a estuprou entre as idades de 10 e 14 anos.

“Meu pai é um monstro,” disse ela.

Faria atraiu seguidores desesperados de todo o mundo, todos em busca de orientação espiritual ou cura para aflições.

Depois de entrevistá-lo em 2012, Oprah Winfrey escreveu que ficou impressionada com a experiência de vê-lo cortar no peito de uma mulher sem anestesia e que ela saiu sentindo “uma enorme sensação de paz.”

Na época, ela disse à mídia brasileira: “Foi tão forte que tive de me sentar porque senti que ia desmaiar.”

Depois do escândalo enorme de abuso sexual, vídeos e artigos relacionados a Faria foram apagados do site Oprah.com.

Muitas das acusadoras de Faria dizem que foram estupradas quando eram crianças. Um tribunal indeferiu uma ação de 2010 envolvendo um alegado abuso sexual de uma adolescente de 16 anos cometido por Faria, depois que os advogados dele argumentaram que não havia provas suficientes para processá-lo.

Como é que todos os casos ficaram impunes por tanto tempo? Os médiuns espíritas no Brasil controlam um poder espiritual das trevas que a maioria das pessoas não entende.

Bruce Douglas, correspondente no Brasil da Bloomberg, disse que quando a polícia brasileira interrogou Faria, coisas estranhas aconteceram. Ele disse: “Um teclado que estava teclando sozinho; um curto-circuito de um cabo elétrico e um misterioso acidente na estrada: uma série de eventos assustadores interrompeu o primeiro interrogatório policial de João de Deus.”

É compreensível, então, o medo das vítimas de quebrar seu silêncio sofrido para falar sobre agressões sexuais cometidas por um homem com tanto poder espiritual das trevas.

A mesma imprensa de esquerda brasileira que não demonstra relutância em denunciar sistematicamente escândalos sexuais de padres católicos ou pastores evangélicos que abusaram de uma ou duas vítimas mostrou uma relutância persistente e extraordinária em revelar os escândalos sexuais de um médium espírita que estuprou mais de 500 vítimas. No Brasil, os médiuns espíritas gozam não apenas grande poder espiritual, mas também grande poder político. Como muitas autoridades políticas e sociais secretamente se encontram com eles, eles são especialmente protegidos.

Tradicionalmente, até mesmo presidentes católicos brasileiros consultam médiuns espíritas e outros ocultistas. O caso de Faria não é diferente. Consultado por presidentes e celebrado por celebridades internacionais, inclusive Oprah Winfrey, Faria se consagrou como o curandeiro preeminente do Brasil, oferecendo cirurgia para os doentes, guiados apenas por espíritos das trevas. O médium visitou o presidente Michel Temer no hospital no ano passado, enquanto o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva procurou ajuda dele durante o tratamento para o câncer.

Como é que um médium espírita se tornou uma celebridade no Brasil, a maior nação católica do mundo?

A realidade é que o sincretismo religioso é generalizado entre os católicos brasileiros. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Fórum do Centro de Pesquisas Pew sobre Religião e Vida Pública, mais de 60% da população urbana do Brasil afirma filiação católica. No entanto, há uma capa de religiões afro-brasileiras (como o candomblé, a quimbanda e a umbanda) com crenças e práticas católicas, que muitos brasileiros católicos não consideram incompatíveis com sua fé.

Astrólogos, médiuns espíritas e videntes são imensamente populares no Brasil. Paulo Coelho, um autor esotérico brasileiro que é visto como um “católico místico,” tem vários livros publicados em todo o mundo, inclusive nos Estados Unidos. Até mesmo Bill Clinton, quando era presidente dos EUA, tinha seus livros como leitura favorita. A fanpage de Coelho no Facebook tem cerca de 30 milhões de seguidores.

Paulo Coelho é, de longe, o maior escritor esotérico do Brasil. Uma pequena busca de Google dá 23 milhões de resultados para o nome dele.

O falecido médium Chico Xavier dá quase 6 milhões.

Há muitos outros nomes brasileiros envolvidos no ocultismo, inclusive o autoproclamado filósofo Olavo de Carvalho, que tem sido um imigrante auto-exilado nos EUA há mais de 15 anos.

Em 2017, o nome de Carvalho, que foi um famoso astrólogo no Brasil, dava quase 800 mil resultados no Google, mas com a intensa propaganda que o novo presidente Jair Bolsonaro vem fazendo para ele, o número disparou para 2.800.000.

Hoje, a fanpage de Facebook do astrólogo Olavo tem um pouco mais de 500 mil seguidores, praticamente o mesmo número de fãs de Walter Mercado, astrólogo porto-riquenho que ficou famoso na TV brasileira com seu bordão “Ligue Djá!” na década de 1990. A fanpage de Facebook do porto-riquenho tem pouco mais de 500 mil seguidores.

Astrólogos, médiuns espíritas e videntes no Brasil têm um histórico de encontros com políticos e artistas proeminentes, que os consultam em busca de soluções espirituais.

Ninguém sabe o número real de adeptos do espiritismo e do ocultismo no Brasil e seu número pode ser significativamente maior do que o censo oficial, já que muitos deles tradicionalmente disfarçam sua religião no sincretismo “católico romano.” Esse é o caso de João Teixeira de Faria. Ele tem uma religião ocultista incompatível com o Cristianismo, mas sob o sincretismo católico ele é “João de Deus,” quando suas atividades e crenças não têm nada a ver com Deus e tudo a ver com Satanás.

Os católicos brasileiros são muito mais propensos a acreditar em amuletos de boa sorte, cartomantes, médiuns espíritas e astrologia do que os convertidos à religião evangélica.

O evangelicalismo, principalmente os pentecostais e neopentecostais, tem resistido ao sincretismo mais do que outras igrejas cristãs no Brasil diversificado e tem estabelecido uma presença significativa no Brasil. Os evangélicos com dons espirituais sobrenaturais proclamam o Evangelho de Jesus Cristo, curam os doentes e expulsam demônios, em nome de Jesus. Sua crescente presença está ajudando a romper a escravidão espiritual dos médiuns espíritas e outros ocultistas, que são consultados e protegidos por presidentes e autoridades, na sociedade brasileira.

Um grande número de ex-médiuns espíritas, que foram libertos de demônios, dá hoje testemunho de que encontraram paz e salvação somente por meio de Jesus Cristo, conforme proclamado por evangélicos com dons sobrenaturais.

Com informações de Associated Press, Bloomberg, Globo and Wikipedia.

Fonte: juliosevero.blogspot.com

Hotel em Promoção - Caraguatatuba