Batismo Perguntas e Respostas

O que Pedro declarou sobre o batismo?

O que Pedro declarou sobre o batismo?
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Problema: Pedro parece dizer que aqueles que respondera a sua palavra teriam de arrepender-se e ser batizados antes de receberem o Espírito Santo. Mas isso é contrário ao ensino de Paulo, de que o batismo não é parte do evangelho e que somos salvos pela fé somente.

Receba Estudos no Celular!

Solução: Isso se resolve quando consideramos o possível significado do ser batizado “para” a remissão dos pecados, à luz do seu uso, de todo o contexto e do resto das Escrituras. Considere o seguinte.

Primeiro, a palavra “para” (eis) pode significar “com vistas a” ou até mesmo “por causa de”. Nesse caso, o batismo na água seria por causa de” eles terem sido salvos, não para que fossem salvos.
Segundo, as pessoas são salvas por receberem a palavra de Deus, e os que ouviram Pedro “aceitaram a palavra” antes de serem batizados.

Terceiro, o versículo 44 fala de “todos os que creram” como constituintes da igreja primitiva, e não de todos os que foram batizados.

Quarto, mais tarde, pessoas que creram na mensagem de Pedro claramente receberam o Espírito Santo antes de terem sido batizadas. Pedro disse: “Porventura, pode alguém recusar a água para que não sejam batizados estes que, assim como nós, receberam o Espírito Santo?”

Quinto, Paulo separa o batismo do evangelho, dizendo: “Porque não me enviou Cristo para batizar, mas para pregar o evangelho”, pois é o evangelho que nos salva. Por tanto, o batismo não faz parte do que nos salva.

Sexto, Jesus referiu-se ao batismo como uma obra de justiça. Mas a bíblia com clareza declara que não é “por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou”.

Sétimo, nem uma só vez em too o evangelho de João, escrito explicitamente para que as pessoas pudessem crer e ser salvas, ele menciona o batismo como necessário para a salvação. Ele simplesmente diz vez após vez que as pessoas têm de “crer” para serem salvas.

Em vista de todos esses fatores, é melhor entendermos as palavras de Pedro da seguinte forma: “Arrependei-vos e sede batizados considerando o perdão dos pecados”. Fica claro – pelo contexto e pelo restante das Escrituras – que essa “consideração” e retrospectiva, ou seja, feita à luz dos pecados já perdoados após a salvação. Crer (ou arrepender-se) e ser batizado são colocados juntos, já que o batismo deve vir depois da crença. Mas em parte alguma está escrito: “Aquele que não é batizado será condenado”. Contudo, Jesus disse enfaticamente que “o que não crê já está julgado”. Portanto, nem Pedro nem o restante das escrituras fazem do batismo uma condição para a salvação.

 

Fonte: Bíblia de Estudo - Perguntas & Repostas

Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.